Choose a country or region to display content specific to your geographic position

Continue

Desenvolvimento sustentável

FORMULAÇÃO DO PRODUTO RESPONSÁVEL

A Motul há muito que se preocupa com a dimensão ambiental da sua atividade, tanto nas fases de formulação dos produtos como nos meios disponibilizados aos clientes de alguns mercados para gerir os resíduos.

As equipas de desenvolvimento técnico oferecem respostas genuínas ao criar produtos que são amigos do ambiente na respetiva formulação e utilização, mas cujo desempenho é igual e por vezes superior.

Desta forma, são favorecidos os materiais provenientes de fontes vegetais renováveis como os óleos de base éster, nos quais a Motul é especialista, ou então os provenientes de materiais recicláveis ou reciclados para a embalagem.

Graças ao desenvolvimento das formulações Eco Fuel, conseguimos promover uma diminuição do combustível e emissões reduzidas através de lubrificantes compatíveis com as novas tecnologias de pós-tratamento do gás de escape. Os riscos de poluição também podem ser eliminados com lubrificantes 100 % biodegradáveis para, por exemplo, lubrificar correntes de motosserra, ou então com os óleos biodegradáveis para os motores náuticos de dois tempos.

Desde meados dos anos 90 na Alemanha com o "Grüne Dach" e em França com o "Eco Service" que a Motul oferece aos seus clientes a possibilidade de delegarem a gestão de todos os resíduos da sua atividade.

Ao assumir, em nome dos clientes, o cumprimento regulamentar e administrativo de todas as atividade de recolha e processamento, a Motul permite-lhes que se concentram na respetiva atividade nuclear, mas ficando descansados quanto à observância das respetivas obrigações legais.

IBIOLAB: UM PROGRAMA EUROPEU QUE PROMOVE O AMBIENTE

Em 2007 a MotulTech aderiu ao projeto europeu Ibiolab que agrupa 22 parceiros de sete países europeus.

Este consórcio desenvolveu novas formulações de alta tecnologia e bom desempenho que cumprem os critérios do rótulo ecológico europeu. Produzidas a partir de matérias-primas renováveis, estas formulações são biodegradáveis e atóxicas para o ambiente e para a saúde humana.

O Ibiolab têm dois grandes objetivos:

- Melhorar asperformancese o custo dos biolubrificantes através do desenvolvimento de novas tecnologias.

- Promover os biolubrificantes com a obtenção do respetivo rótulo ecológico europeu.

Para receber esta certificação, um produto não deve constituir um risco para o ambiente e a saúde humana e tem de demonstrar o mesmo desempenho que um produto convencional.

Este programa Ibiolab terminou numa conferência em julho de 2009 em Paris. A MotulTech apresentou aí os resultados da sua investigação e as últimas soluções para o desenvolvimento sustentável.

Certificação ambiental

A Motul trabalha há vários anos para obter o reconhecimento do seu Sistema de Gestão da Qualidade pelas entidades certificadoras internacionais.

Em junho de 2014 o centro produtor da Motul conseguiu a certificação internacional ISO 14001 para os critérios de implementação de um sistema de gestão ambiental.

Este programa constitui uma garantia para a direção da empresa, para os seus empregados e agentes interessados exteriores de que o impacto ambiental está a ser medido e aperfeiçoado.

A Motul considera a obtenção desta certificação apenas como o resultado final e o reconhecimento do trabalho diário, o fruto do envolvimento de todos, tanto nos seus esforços coletivos, como nos compromissos individuais.