Choose a country or region to display content specific to your geographic position

Continue

DE TURIM AO #VALENCIAGP MOTOGP

31.10.2016

De Turim a Valência num percurso de quatro dias que atravessa três países e incontáveis paisagens diferentes. Vem participar numa ótima viagem até ao Valência MotoGP de 2016 em 13 de novembro.

Tem paciência ao deixar Turim e circula pela autoestrada com a bússola interna rumo aos Alpes. Depois de Pinerolo estás pronto para a sua primeira lição da Escola das Curvas: a passagem de Sestriere. Faz uma pausa em Pregelato para um café em Caffe Des Alpes e discutir os prognósticos do pódio com outros maluquinhos do GP. É impossível não veres o bar: a bandeira de Vale está hasteada orgulhosamente em frente.

Depois da passagem de Sestriere podes desfrutar de uma estrada sinuosa com uma bela vista do vale no lado francês: sim, já chegaste à fronteira. Pouco depois do salto para França, entrarás em Briançon, com apresenta bons argumentos para uma pausa. Sobe até à Cidadela, por exemplo. Depois de recuperar as forças, vai em direção a Lac de Serre-Ponçon. A D954 de Savines-le-Lac a Saint-Vincent-les-Forts é muito agradável: o alcatrão da estrada está em ótimo estado e ela recebe-te com curva atrás de curva, esquerda-direita, esquerda-direita, uppercut, gancho da direita. É muita coisa para absorver e em algum momento terás de pedir uma pausa fora do ringue. E deves aproveitar o tempo para desfrutar da vista extraordinária sobre o lago e as montanhas na distância. Não te esqueças de pôr os pneus à temperatura de rolagem a tempo para a D900, no entanto. De Montclair em diante são 50 km de diversão ininterrupta: curvas longas e abertas, tudo com um macadame perfeito.

Não é necessário parar em Digne-les-Bains. Podes apanhar algum trânsito de Digne até à D4096, porque toda a gente vai pela autoestrada. As boas notícias? Não vais por este caminho. Depois de avançares sobre esta artéria principal, podes desfrutar da rural e livre D12 até Forcalquier, onde podes passar a noite. O Grand Hotel é uma boa opção, barato com quartos razoáveis. A seguir entras no Parc Naturel du Lubéron, o que significa que estás rodeado pela grandiosa natureza com estradas que por ela serpenteiam sem entraves. Em breve chegarás a Avignon, uma experiência turística obrigatória, a não ser que não aguentes os lugares apinhados. Tirámos a fotografia obrigatória na ponte Saint-Bénézet sobre o Ródano.

Depois de Avignon, avança para Uzès e depois encontra o caminho para Ganges. No caminho para Saint-Maurice-Navacelles passarás pelo Desfiladeiro Vis. Se tiveres tempo, podes fazer um desvio de 15 minutos até ao Grande Cirque de Navacelles. Daqui há uma vista panorâmica fantástica sobre o desfiladeiro. Ao entrar no Parque Regional do Alto Languedoque vais descobrir estradas mais pequenas, ocasionalmente um pouco acidentadas com vegetação densa de ambos os lados. Aqui estarás rodeado pela natureza, vislumbrarás lugarejos pitorescos e serás bombardeado por novos aromas. Não é necessário uma mola para o nariz: isto faz crescer pelos no peito. Para evitar o trânsito até Carcassone, deves viajar para sul em estradas secundárias, que atravessam vinhedos e aldeias. O ponto alto desta área é Vingrau, onde a estrada permite abranger com o olhar um vale completo repleto de vinhas, atravessadas por afloramentos rochosos.

Agora é altura de rumar ao mar! Cruza Perpignan e envereda por “Corniche”: a estrada costeira panorâmica entre França e Espanha. Se tiveres sorte, não haverá muito trânsito e podes desfrutar de uma estrada fantástica com curvas deliciosas e vistas arrebatadoras do Mediterrâneo. Depois da fronteira espanhola começa uma linha costeira inteiramente diferente. A paisagem fica mais seca e as aldeias parecem subitamente muito mais humildes.

Em direção ao sul, rapidamente chegarás aos arredores de Barcelona. Agora serás envolvido pelo meio rural repleto de imensos campos de cores ricas. A seguir a Igualada entrarás numa pequena, mas obrigatória, Serra de Montsant onde os locais descobriam o segredo de um magnífico vinho. E as estradas também são divertidas. A TV-7021 sobre esta cordilheira parece uma pequena montanha-russa.

Quanto mais te aproximas do sul, mais a temperatura sobe. Mas quanto mais quente, mais perto de Valência estarás. Independentemente dos lugares que reservaste, desejamos-te uma experiência inspiradora, com corridas de classe mundial em novembro.

Em colaboração com Motorcycle Diaries

DE TURIM AO #VALENCIAGP MOTOGP